Uruguai decreta três dias de luto nacional pela morte de José Pepe Mujica
- gilbertosantosmarc
- há 4 dias
- 2 min de leitura
O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, decretou três dias de luto para as cerimônias de despedida do ex-presidente José “Pepe” Mujica no Parlamento uruguaio. “Sentiremos muito a sua falta, velho quer
ido”, declarou Orsi, que participou do translado do corpo de Mujica de sua residência em direção ao centro de Montevidéu nesta quarta-feira (14).

José “Pepe” Mujica, ex-guerrilheiro e ícone da esquerda na América Latina, morreu aos 89 anos em 13 de maio de 2025. O fazendeiro apelidado de “presidente mais pobre do mundo” durante sua presidência por seu estilo de vida modesto, foi diagnosticado com câncer de esôfago em 2024 – Foto: Sofia Torres/AFP
O Uruguai decretou luto nacional pela morte do ex-presidente José “Pepe” Mujica até 16 de maio e o país se prepara o velório e as despedidas formais do líder e fundador do Movimento de Participação Popular (MPP), após seu falecimento, aos 89 anos, divulgado na terça-feira (14).
Apelidado de “presidente mais pobre do mundo” durante sua presidência, entre 2010 e 2015, por seu estilo de vida modesto, foi diagnosticado com câncer de esôfago em 2024. Mujica morreu após meses sofrendo deste câncer que se espalhou para o fígado. Em janeiro, o ex-guerrilheiro anunciou categoricamente que sua vida estava chegando ao fim. “Estou morrendo”, disse Mujica na ocasião.
Espera-se que milhares de pessoas compareçam ao funeral de Estado na quarta-feira, que incluirá uma caravana por Montevidéu, de acordo com a presidência e segundo informações do periódico uruguaio Ámbito.

Um apoiador carrega uma bandeira vermelha com a imagem do falecido presidente do Uruguai, José Mujica, na sede do partido Frente Amplio em Montevidéu, em 13 de maio de 2025 – Foto: Dante Fernandez/AFP
Yamandú Orsi presta apoio
O presidente Yamandú Orsi visitou a fazenda Rincón del Cerro, em um bairro de Montevidéu a cerca de 15 km do centro, onde fica a casa que José Mujica morava com sua esposa e ex-vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, de 80 anos, para acompanhar a retirada do corpo de Mujica para as cerimônias fúnebres que devem prosseguir pelos próximos dias.
Segundo informações do Ámbito, o corpo de Mujica já foi removido e Orsi, juntamente com outros assessores do MPP e o secretário da presidência, Alejandro Sánchez, acompanharam a viúva do ex-presidente nesse processo.
Orsi já havia se despedido do líder da coalizão uruguaia de centro-esquerda Frente Ampla nas redes sociais.
Segundo o El País Uruguay, fontes parlamentares e da Frente Ampla, o corpo do ex-presidente segue agora a caminho da Plaza Independencia, onde fica a Torre do Poder Executivo uruguaio. No local, Yamandú Orsi deve colocar a bandeira nacional sobre o caixão de “Pepe” Mujica.
Por volta das 11 horas locais de hoje, o cortejo fúnebre seguirá para a sede do Movimento de Libertação Nacional (MLN) – no centro de Montevidéu -, depois para a sede do MPP, de onde partirá para a sede da Frente Ampla.
O destino final do cortejo será o Palácio Legislativo, onde haverá o velório oficial previsto para durar até a tarde de quinta-feira (15), de acordo com as informações iniciais.

São esperados para o velório líderes como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, amigo de Mujica, o chefe de governo da Espanha, Pedro Sánchez, e a ex-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, entre outros.
Uma cerimônia íntima de cremação está prevista para este fim de semana.
Posts recentes
Ver tudoLevantamento da Quaest mostra que fraudes no Instituto mobilizaram milhões de mensagens e geraram mais críticas ao governo do que outros...
Data: 15/05/2025 Texto: Enock Nascimento Fotos: Reprodução/Sedecti/AM A Suframa participou do seminário “Diálogos para a Construção da...
Comments