top of page
  • Foto do escritorGilberto Marçal

Secretário Sabá Reis construiu e reformou diversos espaços públicos entre praças, trevos e triângulo


As praças são importantes espaços de lazer para a população e se tornaram uma marca de Manaus, atraindo pessoas de todas as idades para a prática de exercícios físicos ou simplesmente para diversão. A atual gestão da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), construiu e reformou diversos espaços públicos, entre praças, trevos, triângulos e rotatórias na capital.



Só em 2021, a população recebeu a Praça Melves Junior Bandeira, Huascar Angelim, Jornalista Umberto Calderaro Filho, Professor Nilton Lins, Libertador, Nestor Nascimento, Baden Powell, Emiliana Castro Mendes, Padre Francisco, Belmiro Vianez, Maccabe Barreto e outros espaços que foram revitalizados.



As praças do município são revitalizadas e construídas pela prefeitura. Elas recebem serviços da Semulsp como poda, capinação, lavagem, varrição, jardinagem e pintura com mosaico. Além disso, ganham monumentos, bancos, lixeiras, sinalização, iluminação e em algumas, até academia ao ar livre.



Um dos destaques foi a entrega da rotatória Umberto Calderaro Filho, popularmente conhecida como “bola das Letras”, localizada na avenida Theomário Pinto da Costa, bairro Dom Pedro. A entrega ocorreu no dia 2 de junho do ano passado.



O espaço recebeu a reconstrução do monumento das Letras na área central da rotatória. Além de uma nova iluminação do letreiro, feita em caixa com backlight. Também foram mudadas as cores da base e das letras que compõem a marca. O alfabeto também foi atualizado com a nova ortografia.



Quatro dias após inaugurada, a rotatória foi alvo dos criminosos do Comando Vermelho (CV). Após registros de vários ataques com incêndios em diversas zonas da capital, a Bola das Letras também foi atingida por criminosos, que atearam fogo no local.



A rotatória foi restaurada no dia seguinte, após o ataque criminoso. O prefeito em exercício, presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis, fez a entrega do espaço à população. Os trabalhos de restauração foram realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e duraram menos de um dia.



Outro destaque foi a praça de alimentação Nilton Lins, localizada na avenida Professor Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras. O espaço foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Manaus, em uma ação coordenada pela Semulsp.



O filho do homenageado que recebe o nome da praça, Nilton Lins Júnior, agradeceu a homenagem e destacou a honra de levar o nome da família ao espaço tão bem cuidado. “É uma honra para a família ter o nome do nosso grande pai neste espaço. Agradecemos ao prefeito David Almeida e toda a equipe do Executivo municipal pela homenagem”.



A praça do Libertador, na comunidade Beco do Macêdo, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, é outro espaço destaque realizado pela Semulsp. O espaço foi entregue totalmente revitalizado, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, com uma área para a comunidade praticar zumba e outras atividades físicas. O espaço tem o objetivo de proporcionar bem-estar e oferecer espaços atrativos à população.



Uma das moradoras da área, Elcimar Costa, 50, agradeceu a gestão David Almeida pela iniciativa. “Existiam só promessas para construir uma praça neste lugar e graças ao prefeito David Almeida e o secretário Sabá Reis, o Beco do Macêdo ganhou uma nova cara”, comentou.



De acordo com o titular da Semulsp, Sabá Reis, as reestruturações na cidade de Manaus são necessárias para a qualidade de vida da população. “Esses espaços revitalizados trazem de volta a vida a essas áreas públicas para as famílias. E assim como revitalizamos essas áreas, iremos avançar para outros bairros de Manaus”, comentou.


Moradora há 55 anos do bairro Cachoeirinha, a auxiliar de limpeza Dionísia Barreto, 55, ficou surpreendida pelo trabalho desempenhado pela Semulsp em Manaus. “As praças e bolas da cidade estão ganhando uma nova cara. Tudo está tão lindo. A nossa cidade só está avançando. E com a gestão do prefeito David Almeida e a atuação do secretário Sabá Reis ficamos muito felizes, com a atenção dada para o nosso bairro”, comentou a moradora.


Trevos, triângulos e rotatórias


A Prefeitura, por meio da Semulsp, na gestão do secretário Sabá Reis, revitalizou diversos trevos, triângulos e rotatórias da capital. A rotatória da avenida Professor Nilton Lins é um exemplo disso com serviço de jardinagem e pintura com mosaico. O triângulo na avenida Maneca Marques também foi revitalizado. Rotatória no Viver Melhor, triângulo no CSU, o canteiro central no Terminal 1, o triângulo Pedro Teixeira e outros espaços receberam ‘cara nova’ no ano de 2021.


O coordenador de Paisagismo da Semulsp, Edinho Mendes, que trabalha há 16 anos com os serviços de jardinagem, fala do orgulho de estar deixando a cidade mais bonita com o seu trabalho. “Manaus está ficando mais linda. Tenho muito orgulho do trabalho que exerço na Semulsp. Sou muito grato ao secretário por reconhecer o meu trabalho”, diz.


Floricultura


A Prefeitura, por meio da Semulsp, inaugurou no dia de janeiro deste a floricultura Mccabe da Silva Barreto, com 11 boxes, em frente ao cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. O espaço abriga os ambulantes com a comercialização de flores, velas e outros artigos.


O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou que o espaço contempla também banheiro feminino e masculino, além do recuo da pista para quem for de carro e desejar adquirir os produtos com tranquilidade. Os recursos para a construção da estrutura partiram do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).


“Estes trabalhadores estavam no relento há 40 anos e, no dia 15 de janeiro do ano passado, faz um ano que o prefeito David Almeida me chamou para conversarmos sobre este espaço, porque aqui era uma verdadeira favela instalada e, no mesmo dia, mudamos eles para tendas alugadas pela prefeitura, e o prefeito, sensibilizado, pediu para conversar com o Carlos Valente, do Implurb, para elaborar um projeto parecido com que eu vi em São Paulo e o Implurb concretizou”, destacou.


Praça da Advocacia e rotatória da Itaúba

No próximo dia 3 de fevereiro a Semulsp vai inaugurar a Praça da Advocacia Alberto Simonetti Cabral Filho, na avenida Guilherme Paraense, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. O espaço recebeu serviços de poda, capinação, lavagem, revitalização de calçadas, além de jardinagem e pintura com mosaico. O local também recebeu um monumento assinado pelo artista Rossy Amoeda.


A rotatória da avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, recebe diversos serviços da Semulsp, inclusive trabalhos de jardinagem, que estão deixando o local mais lindo e cuidado. Também em fevereiro a Prefeitura de Manaus deve inaugurar o espaço.

8 visualizações0 comentário
bottom of page