Buscar
  • Gilberto Marçal

Roberto Cidade faz indicação para Governo determinar o fim da prova de vida presencial da AmazonPrev


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), encaminhou, nesta quinta-feira (3), uma indicação ao Governo do Estado para que a AmazonPrev deixe de fazer a prova de vida para aposentados e pensionistas de forma presencial. A sugestão é que a comprovação seja feita a partir do cruzamento de dados de órgãos públicos e privados, nos moldes adotados recentemente pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).


Segundo o deputado, a medida tomada pelo órgão federal é um avanço e precisa servir de modelo para que os órgãos previdenciários estaduais possam seguir a mesma tendência de modernização e avanços tecnológicos.


“A prova de vida é importante para evitar fraudes, mas com toda tecnologia que temos à disposição é possível fazer sem a presença do beneficiado, como decidiu fazer recentemente o INSS. As coisas boas nós precisamos copiar e fiz essa indicação ao Governo. Acredito que o governador irá acatar e orientar a AmazonPrev a se adequar”, disse.


Ainda de acordo com a indicação feita ao Governo, somente quando não for possível a comprovação de vida por meio de consulta à base de dados é que o beneficiário será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização do procedimento e mesmo assim, preferencialmente, por meio eletrônico.

0 visualização0 comentário