Buscar
  • Gilberto Marçal

Passe Livre Estudantil e meia passagem: a próxima parada é garantir o seu direito


O Alunos da rede pública municipal e estadual dos ensinos infantil, fundamental e médio e/ou seus responsáveis já podem acessar o site estudantes.manaus.am.gov.br para garantir o benefício do Passe Livre Estudantil. Basta escolher o ícone “Passe Livre Estudantil”, digitar o CPF e a data de nascimento do aluno e fazer a consulta para saber se o cadastro está aprovado para uso do benefício. As informações referentes a cada estudante foram enviadas pelas instituições de ensino.


Confira as regras do benefício:

Para garantir o Passe Livre, é necessário que o aluno estude a mais de 1 km de distância de sua casa, o que justificaria pegar um transporte coletivo no dia a dia;


Mensalmente, cada estudante receberá 44 créditos no seu cartão Passa Fácil, variando de acordo com os dias letivos de cada mês. Os créditos não são cumulativos. E caso não seja usado o saldo integral, no mês seguinte, os passes serão complementados até o limite de 44 passagens.


Ao término dos 44 passes, o estudante ainda poderá comprar mais 16 créditos de meia passagem;

Perderá o direito ao Passe Livre o estudante que fizer uso indevido do benefício (por terceiros), casos de evasão escolar, falecimento, desistência ou trancamento de matrícula.


Beneficiários de outros programas como os destinados a idosos e a pessoas com deficiência estão excluídos do Passe Livre Estudantil.


Outra condição é que a instituição de ensino do beneficiário deverá localizar-se em Manaus.


Luta histórica, o benefício da gratuidade foi garantido por meio de uma parceria entre o município e o governo do Amazonas, sendo necessário o uso do cartão eletrônico para acesso ao sistema de transporte público de Manaus e utilização do benefício. 


Cadastro e recadastro


Já os demais estudantes precisam ficar atentos para não perder o período de cadastro e recadastro da meia passagem 2022. O prazo já está aberto e vai até o dia 15 de março. É importante não deixar para a última hora. 


Importante lembrar que todo estudante que fez cadastro para a meia passagem, já está com os dados no sistema, precisando fazer apenas o recadastramento. Para quem ainda não tem cadastro e nem cartão Passa Fácil, basta estar devidamente matriculado, acessar o site sinetram.com.br e fazer o agendamento para retirar seu cartão. Depois, é só acessar o portal do estudante e confirmar se o

cadastro está aprovado para a gratuidade.


Fique atento! Passe Livre Estudantil: Uma conquista que entra para a história.

5 visualizações0 comentário