Buscar
  • Gilberto Marçal

Parintins abre campanha de prevenção e combate a hipertensão e diabetes


Neste dia 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Prefeitura de Parintins abriu a campanha no município que visa mapear novos casos da doença e também do diabetes. A campanha foi aberta oficialmente na UBS Waldir Viana e se estenderá até o dia 13 de maio em todas as unidades de saúde da cidade e do interior.



A gerente do programa de hipertensão e diabetes da Secretaria de Saúde, enfermeira Darlane Valério, destaca a necessidade do comparecimento da população adulta de 40 anos ou mais, que tenha contraído a Covid-19, nas UBS. Ela informa que tem sido frequente casos de alterações da pressão arterial e diabetes em pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus.



"É importante esse chamado, principalmente para aquelas pessoas que não eram hipertensas ou diabéticas, mas que tiveram a doença. A Prefeitura de Parintins e a Secretaria de Saúde têm levantado dados de muitas pessoas que estão dando entrada no hospital com índices elevados da pressão e da glicemia pós Covid", completou.


A médica Ziza Antezana confirmou que tem sido significativo o número de pessoas que têm procurado a unidade de saúde com hipertensão e diabetes . "Elas dizem que a pressão alta e a diabetes apareceram depois da doença. Eu parabenizo a equipe, principalmente aqui de Parintins, que tem se preocupado com a saúde da nossa população e estou feliz em fazer parte desta equipe", finalizou.


Fotos: Márcio Costa


Secom Parintins



1 visualização0 comentário