Buscar
  • Gilberto Marçal

Parintins é sede da primeira etapa do Projeto Rede de Leitura Inclusiva



Parintins é o primeiro município brasileiro, de um total de 20, a receber o Projeto Rede de Leitura Inclusiva. A iniciativa é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, em parceria com o Instituto Dorina Nowill Para Cegos e Fundação Maurício de Sousa "Turma da Mônica", e em Parintins conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e SEDUC.



Perla Assunção, articuladora do projeto, realizou visitas às salas de recursos multifuncionais das escolas da Prefeitura e elogiou a estrutura das mesmas. De acordo com ela, o objetivo da Rede de Leitura Inclusiva é aproximar o diálogo de quem trabalha com inclusão em Parintins, e assim promover novas ações e fortalecer as que já existem.



"A gente já esteve outras vezes aqui em Parintins, mas desta vez especificamente, vimos lançar uma coleção infantil nova, acessível e inclusiva, pois são livros impressos em tinta braile. E também para conversar com os professores de um modo geral, sobre o que é uma leitura inclusiva e acessível, quais os tipos de livros e como os alunos com deficiência podem ser pensados como público leitor", pontuou.



Em reunião realizada na SEMED nesta terça-feira, 15 de março, foi definida uma programação de dois dias no auditório da UEA em Parintins. O início ocorre nesta quarta-feira com a Roda de Leitura Inclusiva "Dorinha Pelo Brasil", voltada para alunos cegos, de baixa visão e para seus auxiliares. À tarde acontece apresentações dos núcleos inclusivos da SEMED, SEDUC e UEA, voltadas a profissionais e pesquisadores. A programação encerra na quinta-feira, 17, com a realização da Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva, com início às 08h30.



Parintins possui na rede municipal de educação 25 alunos com deficiência visual. De acordo com o secretário Azamor Pessoa, esse é um evento de grande importância que consolida a SEMED Parintins como membro da Rede de Leitura Inclusiva. "E nesse contexto nós já estamos em fase de reestruturação da Biblioteca Braile de Parintins, que além de Manaus, será a única a possuir equipamentos modernos para atender nossos alunos", destacou.


Fotos: Rony Belchior


Secom Parintins

0 visualização0 comentário