Buscar
  • Gilberto Marçal

Para enfrentar coronavírus, Parintins suspende aulas e lançamentos de CD dos bois

Prefeito Bi Garcia anunciou medidas preventivas de combate ao Coronavírus: “ Nosso objetivo é salvar a realização do nosso festival”


O prefeito de Parintins, Bi Garcia, anunciou hoje (16/03) a suspensão das festas de lançamentos dos CDs oficiais dos bois Garantido e Caprichoso, marcadas para o dia 28 de março e das aulas da rede municipal de ensino. Bi Garcia disse também que a Prefeitura irá contratar 200 agentes de saúde temporários para reforçar no trabalho de prevenção ao novo Coronavírus, em Parintins. ASSISTA ENTREVISTA AO FINAL DA MATÉRIA.

As medidas visam preservar a realização do Festival Folclórico que acontece no último fim de semana de junho. O anúncio foi feito durante coletiva de Imprensa realizada nesta segunda-feira (16), na sede da Prefeitura, no Centro da cidade.

Segundo o prefeito, todos os eventos com mais de 100 pessoas serão cancelados, por 30 dias. “Não podemos esperar que o vírus entre em Parintins, temos que atuar de forma preventiva [...] afinal de contas nós realizamos o maior Festival Folclórico do Brasil, recebemos milhares de turistas [...] temos consciência que nós vamos ter um impacto muito grande na economia, mas é melhor perder agora, do que perder tudo que nós temos. Temos o objetivo de tentar salvar a realização do nosso Festival”, alertou o prefeito.

Os atos serão oficializadas por meio de decretos que devem ser publicados no Diário Oficial do Município (DOM), nesta terça-feira (17/3). "É prematuro falar sobre suspensão do Festival de Parintins, que será realizado daqui a três meses, por isso nós temos que fazer o dever de casa", completou Garcia.

Além do adiamento dos lançamentos dos CDs dos  bumbás Garantido e Caprichoso, a recomendação da Prefeitura é que os ensaios dos bois sejam fechados, restringindo a entrada do público.

Estarão suspensas ainda a realização de missas e cultos.

Ainda conforme o prefeito será decretado Situação de Emergência na saúde. “Estaremos no porto, aeroporto, em várias áreas da orla de Parintins, estamos obedecendo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e suspendendo eventos culturais, esportivos e de entretenimento”, afirmou o prefeito.

Parintins não tem caso confirmado de coronavírus. Único caso suspeito foi descartado pelas autoridades de saúde do Estado.

Bi Garcia disse ainda que irá pleitear junto ao governador Wilson Lima, a possibilidade de um encontro com prefeitos do interior do Amazonas, para que sejam debatidas a situação da saúde nessas cidades.

Participaram do encontro as promotoras de Justiça do município, Eliana Guedes e Marina Campos, dirigentes dos bumbás e Diocese de Parintins.

0 visualização0 comentário