top of page

Nova tragédia aérea na Filadélfia abala os EUA. Ambulância aérea cai com 4 tripulantes e 2 passageiros

  • gilbertosantosmarc
  • 1 de fev. de 2025
  • 3 min de leitura

Jet Rescue confirmou que aeronave, uma ambulância aérea, transportava quatro tripulantes e dois passageiros nesta sexta (31). Trata-se de um avião Learjet 55 que cai na Filadélfia e atinge 12 carros. Autoridades citam ao menos seis mortos. Acidente ocorre 48 horas depois de colisão de aeronaves em Washington. Dados de voo mostram que helicóptero Black Hawk estava acima da altitude permitida.

A empresa de ambulância aérea que opera o voo que caiu nesta sexta-feira (31) na Filadélfia confirmou que uma das seis pessoas a bordo era uma paciente pediátrica.

A criança estava acompanhada da mãe. As duas estavam voltando para casa no México depois que a criança foi tratada na Filadélfia, disse Shai Gold, porta voz da operadora de voo Jet Rescue Air Ambulance.

Também estavam a bordo quatro tripulantes, disse Gold – um piloto, um copiloto, um paramédico e um médico.

Continua depois da Publicidade

Todas as pessoas a bordo eram cidadãos mexicanos, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do México.

A Jet Rescue acrescentou em um comunicado do LinkedIn que aproximadamente às 19:25 do horário local, a aeronave “Jet Rescue Air Ambulance”, um serviço de ambulância médica aérea, sofreu um acidente.

“A aeronave XA-UCI, Learjet 55, caiu após decolar da Filadélfia“, afirmou a empresa.

“Neste momento, não podemos confirmar nenhum sobrevivente. Nenhum nome está sendo divulgado neste momento até que os familiares sejam notificados. Nossa preocupação imediata é com a família do paciente, nossa equipe, suas famílias e outras vítimas que podem ter se machucado no solo”, acrescentou a Jet Rescue no comunicado.

Dupla tragédia

Menos de 48 horas depois da colisão no ar entre um helicóptero militar Black Hawk e um avião comercial operado pela American Airlines, próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, um novo acidente aéreo provocou mortes e pânico na região nordeste da Filadélfia (estado da Pensilvânia).

Por volta das 18h10 desta sexta-feira (20h10 em Brasília), uma aeronave Learjet 55, com capacidade para 12 passageiros, caiu na Avenida Cottman, atingindo carros e casas. Pelo menos seis pessoas morreram: o avião-ambulância levava piloto, copiloto, dois médicos e uma criança, acompanhada de um familiar.

A brasileira Marília Aparecida da Silva, 51 anos, natural de Belo Horizonte, que mora na região e testemunhou o acidente, contou que por pouco não foi atingida. “Eu estava passando na rua e caiu quase que na minha frente. Um carro bateu no poste. O céu ficou todo alaranjado. Deu aquele estouro. Saí correndo”, relatou a brasileira, que mora na Filadélfia desde 2004.

Minutos depois da queda do avião, Robleito Andrade de Souza, 43, natural de Gonzaga (MG), falou que ainda estava nervoso: “Está pegando fogo no meio da avenida; pegou fogo para tudo quanto é lado e a aeronave quase caiu em cima da minha casa”. “Eu estava no computador quando ouvi o estrondo e saí para a rua”, disse.

José Luiz Neto Filho, 38, mora em Nova Jersey e visitava o irmão Robleito na Filadélfia. “Eu estava saindo para fumar, quando vi a bola de fogo subindo. Imaginei que fosse um avião. A terra tremeu na hora. Corri até lá e fiz uns vídeos. Lá, vi o terror. Uma sensação muito ruim. Tem vários vídeos de corpos espalhados”, disse. Ao fundo, era possível ouvir sirenes.

A afiliada da CNN, KYW, relatou que há várias vítimas relatadas no solo. Seis pacientes foram enviados para o Temple University Hospital-Jeanes Campus após o acidente, confirmou um porta-voz do hospital à CNN. Três pacientes foram tratados e receberam alta, enquanto os outros três estão em “condições razoáveis”, disse o porta-voz.

O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse que falou com o prefeito da Filadélfia e está oferecendo todos os recursos da Commonwealth para a resposta de emergência que acontece no local.

Enquanto isso, o departamento de gerenciamento de emergência da cidade disse que estava trabalhando em um “grande incidente” perto das avenidas Cottman e Bustleton e que as estradas estavam fechadas na área.

O acidente acontece enquanto as autoridades continuam uma investigação sobre a colisão mortal de quarta-feira (29), onde um avião da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA colidiram sobre o Rio Potomac.

 

 
 
 

Comentários


©2020 por Gilberto Marçal. 

bottom of page