Buscar
  • Gilberto Marçal

Nova fase de imunização para idosos inicia nesta sexta-feira, 5/2




Nova fase de imunização para idosos inicia nesta sexta-feira, 5/2


Idosos em condições especiais de saúde a partir dos 70 anos já podem ser imunizados contra o novo coronavírus em Manaus, a partir desta sexta-feira, 5/2. A medida é uma antecipação em cinco dias no cronograma original da campanha de imunização contra a Covid-19 para os idosos residentes na capital.


Aos 73 anos, o senhor Zonildo Machado Nunes, foi vacinado com a primeira dose da vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford. “A vacina é extremamente importante e as pessoas, ainda que vacinadas, não podem esquecer de se prevenir. É um momento de esperança para minha família”, alertou o aposentado morador do Coroado, zona Leste.

Com isso, o Amazonas ocupa a terceira posição no ranking de estados que mais imunizou cidadãos em todo território brasileiro. Segundo dados parciais do Programa Nacional de Imunização da Fundação de Vigilância Sanitária (PNI/FVS-AM) mais de 85.775 mil doses já foram aplicadas em todo o estado, até a última quinta-feira, 4/2.

Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, com a ampliação da estrutura e da capacidade de atendimento nos postos de imunização o objetivo é imunizar o máximo de cidadãos. “Todos os esforços estão voltados para acelerar a campanha na nossa cidade, alcançando os grupos prioritários no menor tempo possível”, comentou.



Nesta nova etapa poderão ser vacinados, apenas os que tiverem 70 anos completos ou mais e que atenderem a um dos critérios clínicos estabelecidos na nota técnica nº 02/2021 (FVS-AM): ser portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (com dependência de insulina), ter obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, ser transplantado ou imunossuprimido. O documento comprobatório deverá ser apresentado no posto de vacinação, juntamente com um documento de identidade original com foto e CPF.


Hoje, no mundo, o número de vacinados contra a Covid-19 já ultrapassou o número total de casos confirmados. A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que mais de 104 milhões de pessoas já foram imunizadas em todo mundo, enquanto o número de casos confirmados é de pouco mais de 103 milhões.


Até o momento o Amazonas recebeu 459.420 doses de vacina contra a Covid-19, destas, 454.297 doses entregues e 4.645 doses a serem entregues.


Texto e Foto: João Paulo Gonçalves.


Fonte Banzeiro News

1 visualização0 comentário