Buscar
  • Gilberto Marçal

Manaus + Educação



Quando assumimos a Prefeitura de Manaus, em 2013, os índices educacionais apresentavam percentuais baixos e incômodos para a nossa gestão. Era preciso mudar aquela realidade. Nós iniciamos, então, um processo de gestão integrada, com o acompanhamento de resultados e compromissos com metas traçadas, que transformaram a educação na nossa cidade.


Ao longo dos últimos oito anos, nossa capital despontou no cenário nacional e até internacional por conta dos resultados alcançados, tornando-se inclusive case de sucesso para outras redes de ensino do país. Manaus saiu de 23º para 9º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em quase 20 anos, a nossa rede municipal de ensino nunca obteve uma Taxa de Aprovação tão alta (93% em 2018) e índices de abandono escolar tão baixos (despencaram quase 80%).


Com ações de incentivo à leitura, ao trabalho de combate ao abandono, ao reforço escolar e à participação da família no processo de ensino e aprendizagem, nós não apenas obtivemos elevação nos resultados, como Manaus é, hoje, a segunda capital brasileira que mais avançou na educação básica nos últimos seis anos, segundo dados do Ministério da Educação.


Sempre digo que a construção de uma sociedade melhor e mais justa passa, prioritariamente, por uma educação de qualidade para todos. Nós desenvolvemos um trabalho de excelência, que muito me orgulha e me deixa muito satisfeito. É um trabalho que ainda está em desenvolvimento, pois foi traçado para que as ações tenham continuidade a longo prazo, independente dos gestores.

1 visualização0 comentário