
Gilberto Marçal
Em Manaus, 31% dos casos de Covid, neste ano, foram reinfecções pela variante P.1
Pesquisa científica é do instituto de Medicina Tropical da USP e da Universidade de Oxford

Uma pesquisa científica do instituto de Medicina Tropical da USP e da Universidade de Oxford aponta que pelo menos 31% das pessoas que tiveram Covid-19, em Manaus (AM), desde janeiro deste ano, foram casos de reinfecção pela variante P.1.
O estudo foi divulgado pelojornal O Globo, em matéria desta terça-feira (18/5).
Ainda segundo a pesquisa, em outubro de 2020, 76% dos habitantes de Manaus já tinham sido expostos ao vírus, e 87% de todas as infecções na segunda onda da pandemia na cidade teriam sido causadas pela variante P.1.
Conforme O Globo, o trabalho, liderado pelos cientistas Ester Sabino (USP) e Nuno Faria (Oxford), foi feito com base em amostras de 238 doadores de sangue na cidade.
“Nossos dados sugerem que a reinfecção pela P.1 é mais comum e mais frequente do que tinha sido detectada por métodos tradicionais de vigilância genômica, molecular e epidemiológica de casos clínicos", escrevem os cientistas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a variante brasileira P.1, identificada em Manaus, como uma das três mais transmissíveis em circulação pelo planeta, ao lado do Reino Unido e África do Sul.
Fonte:DeAmazônia