top of page
  • Foto do escritorGilberto Marçal

Com aumento de casos de Síndrome Gripais e SRAG, Prefeitura de Parintins orienta população



A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, orienta a população nesse período de aumento nos casos de síndrome de gripais e em relação às possíveis ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Em todo o território nacional verifica-se o aumento das ocorrências. Apenas na primeira quinzena de dezembro foram registrados, no Hospital Jofre Cohen, mais de 200 casos de Síndromes Gripais e 04 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes, apenas 01 caso foi confirmado via exame PCR como Covid-19. Nas UBS foram 102 atendimentos de Síndromes Gripais.


A coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, orienta que em caso de síndrome gripais com sintomas leves como febre de início súbito, dor de garganta, coriza, tosse, dor de cabeça em adultos e crianças, é importante procurar uma unidade básica de saúde ou a Unidade Ambulatorial do Bumbódromo.



Para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave onde os sintomas citados anteriormente se associam a desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória, saturação 95 ou mais baixa e pressão baixa é fundamental procurar o Hospital Jofre Cohen, referência para o atendimento.


Ela ressaltou que é possível que os sintomas citados não estejam diretamente ligados à Covid, mas sim à Influenza ou a outros vírus como Cincial Respiratório que têm acometido principalmente crianças.


"O mais importante é que você procure uma avaliação médica e aí com isso nós estamos trabalhando as orientações como o uso obrigatório da máscara, higienização das mãos, evitar aglomerações e principalmente buscar a vacinação. Continuamos com a disponibilidade das primeiras, segundas e terceiras doses", destacou Elaine Pires.

0 visualização0 comentário
bottom of page