Buscar
  • Gilberto Marçal

Cidade Garantido, onde são produzidas as alegorias do bumbá vermelho e branco, pode ser desativada

por causa da enchente do Rio Amazonas.

Localizada na margem do Rio Amazonas, a Cidade Garantido, base de toda a produção das alegorias do boi da Baixa do São José, deve mudar de lugar nas próximas semanas. Isso porque, o nível das Águas , já ultrapassou a média dessa mesma data, registrada ano passado, quando a Cidade Garantido, ficou literalmente alagada. Está semana a diretoria do Garantido vai concluir um planejamento, se antecipando aos efeitos da cheia na região, transferindo o trabalho de acabamento das alegorias, para a área de concentração do bumbá , ao lado do Bumbódromo, na área central da ilha de Tupinambarana.

A mudança vai assegurar o trabalho dos artistas, mas deve quebrar um elemento importante no festival de Parintins: o segredo dos bumbas, uma tradição que já dura meio século.

Enquanto a direção do boi discute a mudança, a Nação Vermelha e Branca, continua embalada nos ensaios no curral Lindolfo Monte, que ainda não foi atingido pelas águas. Este ano, o Garantido vai apresentar na arena do Bumbódromo , o tema, "Amazônia do Povo Vermelho".

0 visualização0 comentário